85 B, 75 A, 80 C… Estes números podem parecer um código secreto, mas trata-se apenas da numeração internacional dos tamanhos de sutiãs. O número refere-se à largura do teu tronco, que se mede logo abaixo do peito, e a letra corresponde ao tamanho do peito, ou seja, à dimensão da copa do sutiã, que pode ir desde A (pequeno) à letra C (grande). No entanto, podes encontrar sutiãs com números como 32, 34… Não te assustes! Essa é a numeração nacional. O 32 corresponde ao 85, o 34 ao 90, e assim sucessivamente.
Contudo, para tirares partido do teu peito, tens de comprar o sutiã mais indicado para o teu tamanho. Ora toma nota:
— Peito pequeno: Para o dia-a-dia, recomendamos-te os modelos em forma de top, pois são os mais confortáveis. Se queres algo mais sensual, opta por um sutiã de aros e almofadado. Para o caso de quereres vestir uma camisola ou top justo, escolhe um sutiã sem costuras para não se notar com a camisola vestida.
— Peito médio: Que sortuda! Regra geral, todos os modelos de sutiã te ficam bem, é uma questão de experimentares os vários modelos que há e escolheres aquele com que te sentires melhor.
— Peito grande: Se este é o teu caso, tens de ter em atenção se o peito fica bem encaixado, o peito não deve sair dos lados, nem no decote. O sutiã triangular com aros é o mais adequado, e as alças devem ser largas, pois são mais cómodas e sobrecarregam menos as costas.
Pronta para ir às compras?